sábado, 20 de agosto de 2016

Comunicação | Digital Influencers


• Mídia tradicional x Mídia Digital


A mídia tradicional é inserida no rádio, televisão, revistas, jornais de modo que levem as pessoas a desejar produtos, conhecer marcas e fixar ideias.

A mídia digital foca no conteúdo online que visa uma interação maior com o público, captação de opiniões e conteúdos personalizados para ter um direcionamento mais efetivo da imagem que se quer passar da marca.


• Digital Influencer

Se traduzida, a expressão "digital influencer" significa influenciador digital, ou seja figuras públicas, web-celebridades e profissionais, essas pessoas são consideradas formadoras de opinião na internet, porque elas têm alto poder de influência e seus conteúdos alcançam um público muito grande.

Os influenciadores estão nas redes sociais (Facebook/Instagram/Twitter/Snapchat), blogs, sites.

A linguagem dos influenciadores varia conforme o público alvo, por exemplo se o objetivo é alcançar adolescentes, o discurso deve seguir a informalidade, temas atuais que envolvam e atraiam essas pessoas.


• Como escolher o influenciador ideal?
Inicialmente, deve-se pensar sobre o que se quer anunciar e a quem vincular o produto/marca, porque essa sem dúvida é a escolha mais importante, se mal selecionado o influenciador, muito provavelmente seu investimento será em vão, tendo em vista que a publicidade precisa fazer sentido para os receptores do conteúdo.

Exemplificando a situação: A marca de sabão em pó "ABC" quer anunciar em um canal do Youtube, sem muito planejamento e pesquisa decidem que a Mariazinha, dona de um canal de moda, é a pessoa ideal para isso.

Conclusão: A Maria pode ter 5 milhões de inscritos no canal, ser uma ótima comunicadora e seus conteúdos alcançarem milhares de pessoas, isso não será relevante no fim das contas, porque o foco dela é em adolescentes que querem dicas de maquiagem e não dicas de marcas eficientes em tirar manchas.

• Youtuber x Blogueiro


Muita gente já ouviu esses termos mas não sabe ao certo o que esses profissionais fazem. A grande diferença é que o Youtuber publica vídeos em seu canal do YouTube e o Blogueiro escreve no blog. Ambos falam sobre conteúdos diversificados, atuais e para seus respectivos públicos que variam de acordo com o foco do canal como: humor, gastronomia, beleza, viagem entre outros milhões de temas.

“Usamos os blogueiros para alavancar vendas e eles trazem resultados. Tudo leva a crer que conseguem fazer com que as pessoas comprem o produto que recomendam no seu blog, pois cruzamos os dados da região onde o post é feito e as vendas. Às vezes impressiona”, diz a representante da multinacional que não quis ser identificada. Blogueiros profissionais ganham muito dinheiro com posts na internet.
Alguns nomes conhecidos do momento são:

Nenhum comentário:

Postar um comentário